domingo, 14 de fevereiro de 2010

Como reformar seus altofalantes velhos e usados e tambem os queimados.
 
Como reforma um alto falante velho ou mesmo um queimado, então para quem esta iniciando a vida no som automotivo deve pensar nossa isso com certeza é um bicho de sete cabeça mas com esse tutorial vou tentar ser o mais claro possível.

Então primeiro você basicamente vai aproveitar somente a carcaça do alto falante, então de primeiro você vai usar para colar o novo cone cola de contato ou melhor cola de sapateiro, segundo raspe bem o pedaço de negativo de filme no núcleo até retirar todos os resíduos que ficam presos devido o campo magnético.

Em um alto falante ele tem as seguintes pesas: Aranha, canopla, Cone, bobina essa são as pesas que fazem um alto falante.

Depois de um bom trabalho na limpeza, centralize a bobina usando tiras de negativo de filme (estes que você usa para tirar fotos). Corte as tiras numa largura de 1 cm e encaixe-as entre a bobina e o núcleo do imã, formando um circulo de maneiro que a bobina fique isolada do núcleo.

Outro detalhe é que a altura da bobina precisa ser observada. Você deve encaixar a bobina até a altura do núcleo ou seja onde fica a frente do alto falante. Esta posição da bobina vai influenciar na qualidade de som e potencia. Com um pouco de prática você saberá exatamente a posição mais adequada para deixar a bobina.

Não esqueça de manter as pontas dos fios da bobina para cima, eles devem permanecer grandes, pois você irá passá-los pelo cone mais adiante.

É hora de colar a aranha. Posicione a aranha de maneira que a formada bobina passe dentro da aranha quando a bobina for bater o grave ou o falante ficar tocando a bobina fica passando por dentro da aranha. Primeiro cole a aranha na bobina e seguida cole a aranha na base do imã, a aranha tem que ficar colada de maneira que não fique esticada (não repuxando para os lados, para cima nem para baixo).

Não deixe cair cola na bobina nem nas tiras de filme que estão centralizando a bobina.

E não se esqueça de deixar os fios da bobina sempre para cima, pois eles devem passar por dentro da aranha, antes de colar o cone, aguarde alguns minutos para colar secar. Em seguida faça dois furos no cone novo que você ira colocar no alto falante, Estes furos servirão para passar os fios da bobina, que eu falei para deixar para cima, esses mesmo fios serão soldados no cone e nos terminais onde ligar o alto falante. Passe cola na base de fora do alto falante circular de cima do alto falante onde cola o cone, passe cola também na parte debaixo do cone onde ele será colado na aranha.

Solde as malhas nos fios da bobina (essas malhas são fios encontrados nas lojas de eletrônicas). Passe cola nos fios da bobina e nas malhas colando-os no cone. Passe as malhas pelos furos que forma feitos no cone.

Depois da cola secar retire as tiras de filme que estava entre a bobina e o núcleo do imã.
Passe cola na canopla e também no cone, marque o local no cone com a própria canopla, para quem não sabe canopla é aquela elevação que tem no meio do alto falante o eixo do falante, então centralize a canopla e cole-a no cone de maneira que cubra os furos que foram feitos no cone para esconder os fios que foram colados neles. E por fim solde as malhas nos terinais de onde liga o falante no amplificador e pronto um alto falante novo recondicionado.

0 comentários:

Som Automotivo