Fusion,Azera ou Malibu:Qual o melhor?
Aí temos em uma mesma faixa de preços o Malibu 2.4, o Fusion 2.5 e o Azera 3.3. O Azera é um pouco mais caro que os outros dois, ficando na faixa dos 90.000 reais, mas tem bem mais potência, 245 cavalos, que aliás se transformaram em 265 agora na linha 2011. São quase 100 a mais, em um modelo que pesa nem 100 quilos a mais.
O estilo de cada um é único. O Fusion é o esportivo, o Azera é o clássico e o Malibu junta um pouco dos dois, sendo sóbrio mas aparentando ser mais alto. Suas rodas de 18 polegadas caem melhor com seu tamanho, do que as rodas relativamente pequenas de 17 polegadas dos outros dois.
No acabamento interno, segundo a Quatro Rodas, o Azera se destaca e bastante. Tem volante com regulagens elétricas, e acabamento em madeira. Você bate o olho e percebe que está em algo que poderia ser de um segmento superior.
O Malibu tem falantes Bose e um acabamento de qualidade justa. Já o Fusion tem opção de sete cores diferentes de iluminação do painel, mas os plásticos do mesmo são duros. O motor do Fusion não tem tampa de acabamento, e o capô tem que ser sustentado com vareta, ao passo que os outros tem amortecedores.
Em termos de direção, o Fusion tem a mais pesada e também a suspensão mais firme, acompanhando o seu visual mais esportivo. O Malibu tem direção mais lenta, e o Azera é bem esperto, enganando quem pensava que ele seria “tiozão” também na dinâmica.
O câmbio é sequencial de cinco marchas no Azera, sequencial de seis marchas com trocas no volante no Malibu e automático de seis marchas no Fusion. O Azera anda bem mais, acelerando de 0-100 em 8 segundos, ao passo que os outros dois terminam com 10 segundos.
Só que é aquilo, “cavalo que anda, cavalo que bebe”… o Azera faz 11 km/l na estrada, ao passo que o Fusion, por exemplo, consegue chegar a 14.
Finalmente, para o prospectivo comprador de um dos três chegar a uma conclusão, ele terá que levar em conta sua opinião pessoal. Qualquer um dos três o servirá muito bem.