quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A história do som automotivo


Como começou a era do som




Esta será a primeira de uma série de reportagens, nas quais procurarei desvendar os "mistérios" do som automotivo e também dos campeonatos de som automotivo, procurando sempre passar muitas dicas.

E a primeira coisa que vem a cabeça quando pensamos em som é sem dúvida o rádio, sendo este muitas vezes a única fonte de entretenimento nos carros. Mas você já pensou como o rádio se originou? Bom, o início de desenvolvimento se deu no ano de 1894, quando Guglielmo Marconi, um Italiano, fez as primeiras transmissões, e acreditem atingiam no máximo 100 metros de alcançe!

No inicio tudo era difícil, mas com o advento dos processos de modulação, tais como o AM e FM, as distâncias foram crescendo e hoje chegamos a enviar e receber transmissões do planeta Marte. Quem não conhece o velho e bom AM, aquele do programa do Zé Betio, pois é, AM significa Modulação em Amplitude e FM – Modulação em Freqüência. Não vou ficar aqui esmiuçando cada detalhe de como funciona cada processo, mas entenda somente que o processo de modulação funciona como um "carrinho" para a informação, ou seja, somente serve para transportar o que é mais valioso.

A primeira emissora comercial teve origem nos Estados Unidos no ano de 1920 e no Brasil foi no ano de 1923 que surgiu a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Mas nesta época só podia escutar rádio em casa, pois os aparelhos eram enormes e tinham em seu interior muitas válvulas. Quem não se lembra dos televisores cheio daquelas ampolas de vidro que se iluminavam com um tom avermelhado e aqueciam tudo ao seu redor? Ou seja, era totalmente inviável a utilização de aparelhos de rádio em automóveis.

Com o advento da tecnologia, tivemos em 1930 a fabricação pela Motorola do primeiro rádio especialmente projetado para uso em automóveis, e acredite, a instalação deste rádio era feita por lojas de acessórios. Foi somente no ano de 1948 que os fabricantes de carros passaram a oferecer o auto-rádio como opção em seus modelos top-de-linha. E finalmente no ano de 1953 foi quando as válvulas foram abolidas e deram lugar aos transistores. Já o toca fitas apareceu no ano de 1965, mas não era um sistema de fitas igual ao utilizado atualmente, mas sim fitas bem maiores, chamados de 8 faixas.

Rádio para automóveis produzido pela Motorola

Já o CD foi desenvolvido em conjunto pela Philips e Sony e teve sua introdução comercial no ano de 1982 e já em 1984 a Pioneer comercializava o seu primeiro CD player para automóvel e em 1987 o primeiro Magazine de CD`s para carro.

Atingimos com o CD player a era atual, onde a relação custo beneficio é razoavel. Mas qual será o futuro do CD. Bom, começam a aparecer no mercado os primeiros CD’s players com capacidade de decodificação de musicas em formato MP3. Este formato está revolucionado o mercado fonográfico, pois as músicas neste formato MP3 reduz em ate um décimo do formato original do CD, com perda mínima de qualidade. Só para você imaginar, um CD pode armazenar mais de 160 músicas. Temos com isso mais de 10 horas de músicas ininterruptas!

Terão início no final deste ano nos Estados Unidos as primieras transmissões de rádio digital via uma rede de satélites, que poderão ter milhares de canais com os mais diversos tipos de músicas e o mais compelto sisetma de informações ao usuário. Ou seja o usuário vai assinar, como se fosse uma assinauta de TV a cabo e poderá reber programação de rádio de forma ininterrupta, com qualidade de CD.

O que futuro nos espera além disso? Está um pouco dificil de prever de imediato. Mas podemos ter certeza que o rádio continuará forte por muitos anos ainda, com transmissões digitais e qualidade cada vez melhor. Também crescerá o uso de sistemas de entertenimento nos veículos, até com a utilização de sistemas com DVD, mas isso já é outro capítulo e assunto para as próximas edições. Até lá!

0 comentários:

Som Automotivo